quarta-feira, 27 de julho de 2011

Vacinação de cães e gatos



Cada vez mais cães e gatos são tratados como membros de nossa família, vivem dentro de nossas casas, dormem em nossas camas, dividem abraços e carinhos conosco e com nossos filhos. Por isso é muito importante mantermos hábitos de higiene, além dos cuidados com a saúde do nosso bichinho.
Visitas regulares ao veterinário são fundamentais, ele é o profissional mais capacitado a te dar orientações sobre alimentação, manejo em geral, cuidados de higiene, vermifugação e vacinação!
Com o crescimento e desenvolvimento da medicina veterinária, hoje contamos com vacinas de excelente qualidade, que previnem o desenvolvimento das principais doenças que acometem cães e gatos e também de algumas zoonoses (doenças que passam dos animais para o homem). Portanto, é fundamental que desde filhote, você vacine seu animal, para mantê-lo saudável e livre de algumas doenças, além de estar cuidando da saúde da sua família.
Esquema de vacinação de cães

45 a 60 dias de vida: 1ª dose da polivalente (esta vacina auxilia na prevenção contra cinomose, hepatite infecciosa, adenovírus tipo 2, coronavirose, parainfluenza, parvovirus e leptospirose)
21 a 30 dias após 1ª dose: 2ª dose da polivalente
21 a 30 dias após 2ª dose: 3ª dose da polivalente
3 a 4 meses de idade: anti-rábica
A partir dos 30 dias de idade o filhote também pode ser vacinado contra a gripe canina, ou Tosse dos canis (Bordetella bronchiseptica), essa vacina é indicada principalmente para animais que vivem com outros cães, frequentam petshops e hoteis para cães.
Hoje já contamos também no mercado com vacina contra leishmaniose e leptospirose, de acordo com a região que você mora, e do estilo de vida do seu animal, pode ser necessária ou não a realização dessas vacinas.
Esquema de vacinação de gatos


45 a 60 dias de vida:
 1ª dose múltipla
Quadrupla: previne contra panleucopenia, rinotraqueíte, calicivirose e clamidiose
Quintupla: previne contra contra panleucopenia, rinotraqueíte, calicivirose, clamidiose e leucemia felina*
21 a 30 dias após 1ª dose: 2ª dose múltipla
21 a 30 dias após 2ª dose: 3ª dose múltipla
Entre 3 e 4 meses de vida: Anti-rábica
* Para gatos que só vivem dentro de casa e não vão a rua, logo não entram em contato com outros animais, só há necessidade de vacinar com a quadrupla felina, a quintupla é indicada para animais que tem livre acesso a rua e logo contato constante com outros gatos.
E porque não vacinar todos os gatos com a quintupla?

Ainda são comuns as reações pós vacinais a aplicação da quintupla, como fibrossarcoma (nódulo maligno no local da aplicação) e choque anafilático. Além disso é indicado fazer um teste sorológico para leucemia, antes da aplicação da quintupla.
O que é importante perceber, é que não existe um esquema único de vacinação, dependendo da região que o animal vive, e também do estilo de vida da família, esse esquema pode ser alterado. Por isso é fundamental que seu animal passe por uma consulta veterinária prévia a vacinação, para que o veterinário monte um esquema de vacinação adequado ao seu animal.
E atenção!! Na hora de vacinar seu animalzinho, procure um médico veterinário. A conservação e a aplicação adequada interferem no resultado da vacinação. E tanto para cães quanto para gatos, o reforço das vacinas deve ser anual.

DÚVIDAS FREQUENTES QUANTO À VACINAÇÃO:
- Peguei um animal adulto, mas não sei se ele é vacinado. O que fazer?
Nesses casos a recomendação é vacinar o animal, mesmo que ele ja tenha sido vacinado, sendo necessária uma dose de reforço para as vacinas multiplas. Antes da vacinação esse animal deve passar por uma consulta, para avaliar se ele está apto a receber a vacina. Isso porque um animal debilitado, com verminose ou mal alimentado, tem sua imunidade comprometida e consequentemente compromete a vacinação pois diminui a produção de anticorpos.
- Meu animal vacina na campanha do governo todo ano. Ele recebe todas as vacinas?
Não. Nas campanhas do governo, a única vacina que é feita é contra a raiva, para vacinar seu animal, contra as outras doenças é preciso procurar um médico veterinário particular.
- Cadelas e gatas prenhas ou no cio, podem ser vacinadas?
Não é recomendada a vacinação nessas situações, pois a vacinação pode não ser 100% eficaz.
- Meu animal teve reação após a vacina. Não poderei mais vaciná-lo?
Não deixe de vacinar seu animal, porém não temos como saber se o animal vai novamente desenvolver algum tipo de reação alérgica, não só a local, como reações de envolvimento sistêmico. Em animais que já tiveram alguma reação, pode-se tomar medidas para diminuir as chances de ocorrer alguma reação vacinal como:
- o uso de anti histamínicos nos dias que antecedem a vacinação. (Somente com prescrição do médico veterinário)
- vacinar esse animal com uma vacina por vez. Algumas vezes vacinamos contra raiva, v10, gripe, giardia, tudo num mesmo dia. Não há problemas na maioria dos animais, mas num cão com histórico de sensibilidade, vale a pena fazer uma de cada vez.
- certifique-se que o animal está se alimentando bem, que não há parasitismo (tanto vermes, quanto pulgas e carrapatos). Esses são fatores, que podem interferir na imunidade do animal e consequentemente favorecer reações adversas pós vacinais.



Fonte:dicas veterinárias

2 comentários: