sábado, 16 de julho de 2011

Agility

UM ESPORTE BOM PRÁ CACHORRO!



O QUE É:
O Agility começou a ser praticado na Inglaterra, na década de 70, como um entretenimento para o público que assistia à CRUFT – a maior exposição da cinofilia inglesa. À partir daí rapidamente se expandiu pelo mundo todo e hoje também no Brasil está se consagrando como um excelente esporte para cães e um ótimo espetáculo para ser visto.

Baseado nas provas do hipismo, no Agility o cão é conduzido solto, por um percurso cheio de obstáculos ( entre 12 e 20 ), numa seqüência em ordem crescente e pré determinada pelo juiz. Este percurso deve ser percorrido pelo cão no menor tempo possível e sem cometer faltas. 
A definição do percurso é feita pelo juiz minutos antes do início da prova e aos condutores é permitido o reconhecimento da pista para que eles assim possam “memorizar” esta seqüência e definir assim sua estratégia para melhor conduzir o cão. 

AS REGRAS :  
As regras do Agility são definidas pela FCI – Féderation Cynologique International, sendo iguais em qualquer parte do mundo onde o esporte é praticado. Para participar das provas oficiais é necessário que o cão tenha pedigree, mas para as provas extra-oficiais esta exigência não existe. 

Durante a prova o cão deve seguir solto, sem coleira e sem guia, não podendo ser tocado pelo seu condutor em momento algum. Através de sinais, gestos ou comandos orais, o condutor procura fazer com que o cão “entenda” qual o obstáculo que ele deve vencer e em qual seqüência. 

Existem níveis de dificuldades diferentes para iniciantes e avançados, bem como categorias baseadas no tamanho do cão : standard – cães de porte médio e grande  /  mini – cães pequenos. As faltas também se definem como leves ou graves, chegando até à desclassificação da dupla. 

COMO PRATICAR: 
Para começar a praticar o Agility é necessário que o cão e seu dono passem por um processo de aprendizado através de adestramento básico de obediência. Assim o cão aprenderá a obedecer aos comandos do seu dono e poderá ser introduzido nos obstáculos. Para isso existem as escolas especializadas.

Não se deve iniciar o treinamento antes que o cão complete os 10 meses de idade, quando então estará fisicamente desenvolvido e mais forte para suportar os exercícios físicos exigidos pelo esporte. Filhotes com 4 meses de idade podem já ir se acostumando aos obstáculos mas apenas como brincadeira, sem forçá-los a saltar ou subir. 

Este esporte é ideal para promover uma maior integração entre o cão e seu dono especialmente porque se baseia numa prática prazerosa para ambos. É importante que o cão goste de brincar, tenha muita ligação com seu dono e principalmente, sinta-se recompensado e estimulado. Alguns animais gostam mais de atividades físicas do que outros, mas de maneira geral qualquer cão pode praticar Agility.  

IMPORTANTE: 
Os cães para praticarem agility devem estar em perfeitas condições físicas. Além dos cuidados gerais com a saúde como  vacinas e  vermífugos, eles  precisam de uma  alimentação especial com maiores níveis de energia.

Cães com problemas articulares (displasias congênitas) não devem praticar agility.  É importante levar sempre seu cão ao veterinário que solicitará radiografias caso este suspeite de algum problema. 

ALGUNS EXEMPLOS  DE  OBSTÁCULOS: 
-         TÚNEL ABERTO
-         TÚNEL FECHADO
-         RAMPA
-         GANGORRA
-         SLALOM
-         SALTOS
-         PENUMÁTICO
-         MESA


Fonte: Espaço animal

Nenhum comentário:

Postar um comentário