sexta-feira, 15 de julho de 2011

Cão é treinado para farejar celular em presídio no RS

Susepe precisa autorizar uso do animal para primeira vistoria nas celas.
Dois agentes penitenciários foram capacitados para acompanhar o cachorro.

Cão Onix, da raça pastor belga malinois, tem 2 anos e treina localização de celulares há sete meses (Foto: Dario Carvalho/Zero Hora/Ag.RBS)




Um cachorro da raça pastor belga malinois está sendo treinado há sete meses para farejar celulares em celas de presídios no Rio Grande do Sul. Ônix tem 2 anos e espera um aval da Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) para começar a atuar na Penitenciária Modulada de Uruguaiana (RS).
Segundo Max Marçal, diretor da unidade prisional em Uruguaiana, faltam detalhes burocráticos e administrativos para o cachorro acompanhar as equipes de segurança durante a revista nas celas. "Temos 535 presos divididos em 160 celas. Como se trata de um cachorro 'civil', ele ainda não fez nenhuma ação concreta na penitenciária, embora esteja fazendo treinamento em uma área da unidade, que não é de segurança máxima."
Onix é treinado pelo adestrador Carlos Bianchi. "São sete meses de cuidado diário com o cachorro para ele chegar a esse nível de farejamento. Os avós dele eram cães farejadores, mas os pais estavam encostados, sem usar a habilidade natural da raça. Felizmente ele apresentou bom resultado."
Marçal disse que dois agentes penitenciários estão capacitados para atuar com o cachorro nas revistas nas celas. "A ideia é desenvolver um projeto de termos o nosso próprio canil na penitenciária. Entre as estatísticas de segurança interna da penitenciária, as apreensões de celulares estão entre as mais comuns na unidade, por isso o uso do cão seria positivo para coibir ainda mais a entrada irregular de celulares nas celas."
"O cachorro [Onix] tem perfil de guarda, proteção pessoal e até de buscar objetos. Hoje, capacitado como está, creio que ele esteja avaliado em cerca de R$ 5 mil, mas não vendo por nada", disse o adestrador.
Fonte:G1, São paulo

Um comentário: