quinta-feira, 22 de setembro de 2011

O envelhecimento dos gatos


Embora os gatos tenham uma expectativa de vida um pouco maior do que a dos cães, com o passar dos anos vão ficando mais vulneráveis aos males de diversas doenças.
Como nós humanos, podem apresentar fragilidade nos ossos (osteoporose) e até desenvolverem tumores e cânceres. Normalmente, os gatos mais idosos apresentam letargia, diminuição do apetite e emagrecimento, culminando na insuficiência de órgãos vitais como rins, fígado e coração, podendo levar o animal ao óbito.


Os gatos que vivem sob bons cuidados podem viver mais de 20 anos. Segundo oGuinness Book, o gato que mais viveu foi Granpa, de 34 anos. Para que atinjam tal idade, é recomendável que o animal faça consultas veterinárias e exames de saúde periódicos. A partir dos oito anos deve-se estar mais atento a saúde do gato. É importante a prática da higiene oral. Leia o artigo - Higiene bucal dos gatos
Olhos e ouvidos também devem ser observados em gatos idosos. Se o gato estiver com a sua visão deficiente, deve-se evitar a mudança de móveis da casa e principalmente a localização de seus pertences, como caixa de areia, comedouro e a cama. Quanto à alimentação, devemos estimular um aumento no número de refeições, pois o gato passa a ter menos apetite, fragilizando ainda mais o animal. Existem no mercado rações especiais para gatos idosos que podem ser úteis nesta fase.
Com o passar dos anos os gatos vão diminuindo sua higiene com os pêlos. Por este motivo, a escovação diária vai se tornando cada vez mais importante.
Os gatos mais velhos passam também a brincar menos e portanto praticam menos exercícios físicos, ficando então sujeitos a artrites e outros males.
Mantenha seu gato ativo e vida longa para todos!.

2 comentários:

  1. Amo FELINOS e tenho sentido uma falta imensa da minha NINA pretinha que evaporou-se pelo mundo afora.
    Falam que devemos criar os gatos em gaiolas se quisermos que não fujam, mas eu não tenho coragem de prender um bichinho destes nas gaiolas...
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Ola Malu primeiramente obrigada pela visita, então o melhor a fazer é criar o gato dentro de casa e se possível castra-lo, isso ira evitar que seu gato fuja de casa ou algo parecido, um bom exemplo é o meu gato Jimmy ele nunca saiu na rua é castrado e muito calmo, um dia na vida ele escapou pela porta da frente e logo voltou correndo pra dentro de casa...Se você acostumar ele e castrar, não terá problemas com gato fujão...Abraços

    ResponderExcluir