sábado, 4 de junho de 2011

Primeiros cuidados com filhotes

Na postagem acima, falamos sobre  os cuidados que devemos tomar durante a gestação.Agora falaremos sobre os primeiros cuidados que devemos tomar com os filhotes. 



Agora que os cachorrinhos já nasceram,precisam de cuidados e atenção.Nas duas primeiras semanas de vida, eles ainda não enxergam e não sabem se defender.Portanto, o melhor é deixá-los bem sossegados junto a cadela, num lugar confortável e quente.

Verifique sempre se todos estão mamando.Ás vezes,os filhotes mais espertos ocupam todas as tetas e um deles acaba mamando menos.Então fique bem de olho.

Muitas cadelas ficam nervosas e agressivas após o parto, e preciso ter paciência e muito carinho com elas, deixe a fêmea bem a vontade, mas fique de olho, principalmente nas mães de primeira viagem, para observar se todos os filhotes estão se alimentando e cuidado para que ela não sente ou os coloque em local que confira perigo.



Depois de 28 dias,alimente os cachorrinhos também com ração para filhotes, daquelas que já vêm pronta em forma de papinha.Se a ninhada for muito grande, você pode fazer isso antes desse período, pois a mãe pode não ter leite suficiente para todos.Assim também os filhotes vão se acostumando a parar de mamar.

A partir da quarta semana é bom que os filhotes comecem a se afastar aos poucos da mãe.Dessa forma, não sentirão tanta saudade da dela quando forem para suas novas casas.

Dependendo da raça e do desenvolvimento dos cães, a partir dos 40 ou 45 dias, eles já estão prontos para irem embora para uma nova família  


Um comentário: