quarta-feira, 8 de junho de 2011

Castração em cães e gatos

Percebi que muitas pessoas ainda têm um certo tabu quanto a castração.Muitas pessoas ainda se perguntam se essa é a melhor opção para seus animaizinhos.Abaixo algumas dicas,mitos e verdades sobre a castração.A castração precoce é a melhor forma de evitar a reprodução, abandonos futuros, e doenças futuras,então pense com carinho, seu bichinho merece o melhor.

Castrar é prevenir o abandono

Além de prevenir doenças, a castração garante o bem-estar dos animais e representa a única medida eficaz no controle das populações de cães e gatos.

Somente com a castração diminuirá o número de animais abandonados e sacrificados, pois a principal causa do abandono é o descontrole populacional. Uma cadela não castrada e seus descendentes podem gerar, em seis anos, 64.000 animais. E não existem lares responsáveis para todos.

Impedir a cada cio que o animal cruze, mas mantê-lo com os instintos para isso, representa uma constante frustração. A castração de cães e gatos, fêmeas e machos, é uma cirurgia que impedirá a procriação. Ela deverá ser feita por médico veterinário experiente, e o animal deverá estar sob o efeito de anestesia geral. A castração do macho é mais fácil e mais rápida. A castração das fêmeas - que consiste na retirada de útero e ovários - requer alguns dias de atenção após a cirurgia, até a completa cicatrização. Atualmente muitos veterinários utilizam nova técnica para a castração das fêmeas, menos invasiva, na qual o corte é menor, tornando a cirurgia e a recuperação mais rápidas. Consulte seu veterinário ou faculdades de veterinária e entidades de proteção animal.

Castração em machos

Um macho Castrado deixa de fugir tentando ir atrás de fêmeas no cio, tem menos necessidade de marcar território com urina, porém continua guardião da casa e da família.

A cirurgia pode ser efectuada no tratamento de tumores testiculares e por vezes de infecções que envolvem a próstata. É usada também controlar (testosterona) doenças dependentes de factores hormonais tais como tumores em redor do ânus.


Castração em fêmeas

Uma fêmea Castrada deixa de atrair a legião de machos à sua porta, não tenta fugir para cruzar e não tem mais cio, ou seja, não menstrua mais. Além disso, ela estará se livrando da piometra (infecção no útero) que atinge em média 60% das cadelas não castradas, cujo tratamento inclui a castração.
Castre seu animal (macho ou fêmea) antes da puberdade. Não é necessário aguardar o primeiro cio de sua cadela ou gata para castrar. E recomendada a castração antes da puberdade, a partir de 2 meses de idade, cujas vantagens são:
  • saúde: cadelas e gatas castradas antes da puberdade reduzem em mais de 90% as chances de terem câncer de mama;
  • conforto e bem-estar: a recuperação pós-cirurgia é mais rápida.

Mitos e verdades sobre a castração

A castração deixa o animal gordo?

FALSO. A castração pode causar aumento do apetite, mas se a ingestão de alimento for controlada e o dono não ceder às vontades do animal, o peso será mantido. Observa-se que animais castrados quando jovens, antes de completar 1 ano de vida, apresentam menos sinais de aumento de apetite e menor tendência a se tornarem obesos. A obesidade pós castração é causada, na maioria das vezes, pelo dono e não pela cirurgia.

A castração deixa o animal bobo?

FALSO. O animal ficará letárgico após a castração apenas se adquirir muito peso. Gordo, ele se cansará facilmente e não terá a mesma disposição. A letargia é conseqüência da obesidade e não da castração em si. Os animais na fase adulta vão, gradativamente, diminuindo a atividade. Muitos associam erroneamente esse fato à castração.

O macho castrado não tem interesse pela fêmea?

FALSO. Muitos machos castrados continuam a ter interesse por fêmeas, embora ele seja menor comparado a um animal não castrado. Se o macho é castrado e há uma fêmea no cio na casa, ele pode chegar a cruzar com ela normalmente, sem que haja fecundação.

A castração mutila o animal, é uma cirurgia cruel?

FALSO. A cirurgia de castração é simples e rápida e o pós-operatório bastante tranqüilo, principalmente em animais jovens. É utilizada anestesia geral e o animal já está ativo 24 horas após a cirurgia. Não há nenhuma conseqüência maléfica para o animal que continua a ter vida normal.

Deve-se castrar a fêmea após ela ter dado cria?

FALSO.Ao contrário do que alguns pensam, a cadela não fica “frustrada” ou “triste” por não ter tido filhotes. Essa é uma característica humana que não se aplica aos animais. Se considerarmos a prevenção de câncer em glândulas mamárias, ela será 100% eficaz, segundo estudos, se feita antes do primeiro cio. O ideal é castrar o quanto antes.

A castração evita câncer na fêmea?

VERDADEIRO. As fêmeas castradas antes de 1 ano de idade, têm chance bastante reduzida de desenvolver câncer de mama na fase adulta, se comparado às fêmeas não castradas. A possibilidade de câncer de mama é praticamente zero quando a castração ocorre antes do primeiro cio. A retirada do útero anula a chance de problemas uterinos bastante comuns em cadelas após os 6 anos de idade, cujo tratamento é cirúrgico, com a remoção do órgão.

Castrando os machos eles deixam de fazer xixi pela casa?

VERDADEIRO. Uma característica dos machos é demarcar o território com a urina. Se o macho, cão ou gato, for castrado antes de uma ano de idade, ele não demarcará território na fase adulta. A castração é indicada também para animais adultos que demarcam território urinando pela casa

2 comentários:

  1. Paz e graça sejam contigo!!!

    Tenho duas cadelas e as duas são castradas.
    Uma delas ainda entra no cio e atrai uma legião de machos para a minha porta.
    O que fazer?

    ResponderExcluir
  2. Tia Sandra,a continuação dos cios indica que o organismo dela continua a produzir os hormônios sexuais. Esse é um sinal de que ela ainda tem ovários, pelo menos parte deles, já que a menor duração dos cios indica produção de hormônios sexuais abaixo do normal. Nesse caso, para acabar com os cios, será preciso remover o que restou dos ovários. Procure um veterinário especializado em cirurgia. Ele fará um ultra-som para identificar o que ficou e os retirará cirurgicamente. Na castração, o certo é retirar completamente o útero e os ovários para evitar cios e para prevenir tumores que se manifestam com freqüência nas cadelas maduras, estimulados principalmente pelos hormônios sexuais.Mto obrigada pela visita ao blog...Volte sempre!!!

    ResponderExcluir