domingo, 5 de junho de 2011

Como ajudar sua cadela na gestação e na hora do parto

Você tem uma cadela?E o melhor ela está grávida?Então saiba os cuidados e o que fazer para ajudá-la na gestação e na hora do parto.

Gestação

Em primeiro lugar,é bom saber que a gravidez de uma cadela dura em torno de 60 dias.Durante as 6 primeiras semanas a futura mamãe deve continuar se exercitando como sempre.Depois,ela ira ficar preguiçosa e cansada.Um dia antes do parto pode até respirar com dificuldade e perder o apetite.Tudo isso é normal.Prepare o cantinho onde sua cadela dorme,e forrando-o com jornal.Faça isso com antecedência para que ela se acostume com a novidade.

Alimentação:

Durante a gravidez e lactação, as fêmeas necessitam de dieta especial. Para o desenvolvimento dos filhotes e produção de leite elas precisam disponibilizar muita energia, por isso, precisam de um suplemento nessa fase. Rações de filhotes, tem maior nível de energia e proteína e são recomendadas não só durante a gravidez, como também enquanto a cadela está amamentando.
Existem também suplementos alimentares que podem ser fornecidos, mas pra isso, consulte o veterinário e ele prescreverá um de acordo com a necessidade do seu animal.
Acompanhamento durante a gestação:

Na fase final da gestação é importante repetir a ultrassonografia, para avaliar a evolução do desenvolvimento dos filhotes. Nessa fase é possivel visualizar o desenvolvimento dos orgãos como rins,coração, intestino e calcificação dos ossos.
É importante saber se todos os fetos estão vivos, pois é comum ocorrer mortes durante a gestação, sendo um fator de risco para a mãe e pros outros filhotes!
Caso não consiga através do ultrassom identificar a quantidade de filhotes, nos últimos dias da gestação (entre 55 e 60 dias pós acasalamento) pode-se fazer uma radiografia (RaioX). Algumas vezes pode ser mais preciso que a ultra.
É importante durante toda a gestação manter cuidados de higiêne com a cadela. Os Banhos podem e devem ser mantidos, porém a partir da última semana de gestação devem ser evitados. Os passeios também devem ser mantidos, mas respeite os limites da fêmea.
Quando a cadela entrar em trabalho de parto, você notará que ela ficará mais agitada, começa a fazer “ninho” (o local que a fêmea escolhe pra ter os filhotes). A fêmea pode levantar e deitar várias vezes, lamber seus genitais e se tornar ofegante. Essa preparação pode durar até 12 horas. No caso dos sintomas perdurarem por mais de 24 horas, é aconselhável procurar o veterinário.
O parto:
Após atingir a dilatação apropriada, a cadela contrai o abdomem e expulsa os filhotinhos. O intevalo entre os nascimentos é variável, podendo ser de 15 minutos até 2horas. Após o nascimento, temos a eliminação da placenta, é importante observar se o número de placentas é o mesmo número de filhotes, isso porque retenção de placenta pode causar complicações como infecções uterinas.

A própria fêmea faz a ingestão das placentas e corta o cordão umbilical dos filhotes, lambendo-os em seguida para limpar e estimular a respiração. Você só deve interferir, caso ela não faça. Nesse caso o proprietário deve rasgar o saco vitelíneo, ao qual o cãozinho é envolvido e cortar o cordão umbilical, esfregando o filhote em seguida, para desobstruir as vias respiratórias.


26 comentários:

  1. Minha basset entrou em trabalho de parto o primeiro nasceu bem, o segundo nasceu invertido e morto, mais parece que ha mais 2 filhotes, devo deixar ela terminar ou preciso de um veterinário?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. deixe ela parir se der 2 horas e ela não tiver parido procure o veterinário
      boa sorte

      Excluir
    2. nossa, dois anos depois ela jah deve ter parido e seus filhotes jah tiveram filhotes, que ja tiveram filhotes que jah tiveram filhotes

      Excluir
    3. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk vários filhotes

      Excluir
    4. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      Excluir
  2. Se possível sempre que houver uma complicação, chamar um veterinário que possa ir até o local. espero que tenha dado tudo certo.

    ResponderExcluir
  3. Olá, minha cadela cruzou há pouco mais de dois meses, pelas minhas contas, se ela estivesse prenha iria parir semana passada. Está saindo leitinho do peito dela, mas até agora não entrou em trabalho de parto. Tem alguma possibilidade do cachorrinho estar dentro dela morto? Ou pode ser que não esteja prenha?

    ResponderExcluir
  4. A gestação em cadelas pode durar entre 58 a 70 dias, mas em média dura 62 dias.O diagnóstico de gestação pode ser feito precocemente a partir de 20 dias após o acasalamento através da ultrassonografia ou 30 dias por meio da palpação abdominal. Se o filhote não nascer dentro desse tempo, leve a cadela a um veterinário para uma avaliação. Você já pensou que pode ser uma gravides psicológica? A gravides psicológica é muito comum em cadelas não castradas, por isso o melhor mesmo a fazer é leva-la a um veterinário

    ResponderExcluir
  5. boa noite minha cadela tem 68 dias de gestacao e ate hoje nao nasceu os filhotes,saiu um liguido transparente da vagina dela porem que nao continuou a secreçao,tenho certeza que elas esta gravida pois os filhotes se mexem.nao sei o ultimo dia que ela cruzou mais sei que o primeiro dia foi dia 03 de fevereiro ela ja teve tres partos normal agora estou com duvida em o que fazer....me ajude por favor

    ResponderExcluir
  6. eu queria saber um bom jeito de evitar a morte dos filhotes sem ter acomponhamento do veterinário, o que do pra ela quando estiver prenha

    ResponderExcluir
  7. hoje minha cadela esta com 60 dias de gestação ela é de porte pequeno ela esta muito cansada come pouco da sua raçao mas alguns dias atrás ela soltou uma coisa gosmenta ..eu achei que ela estava em trabalho de parto mas não era nada e ate nada de nascer o que esta acontecendo com ela? pelo amor de deus me respondam !!!

    ResponderExcluir
  8. Gostaria que respondessem todos os questionamentos e duvidas aqui solicitados, já que alguem se dispos ajudar. Grata.

    ResponderExcluir
  9. Minha cadela pinsher esta gravida de 53 dias,tô achando ela muito inquieta e com a respiração forte, o que deve ser? Será que ja está no hora? Me ajudem

    ResponderExcluir
  10. Minha cadela pinsher esta gravida de 53 dias,tô achando ela muito inquieta e com a respiração forte, o que deve ser? Será que ja está no hora? Me ajudem

    ResponderExcluir
  11. Minha cadela pinsher esta gravida de 53 dias,tô achando ela muito inquieta e com a respiração forte, o que deve ser? Será que ja está no hora? Me ajudem

    ResponderExcluir
  12. Minha cadela pinsher esta gravida de 53 dias,tô achando ela muito inquieta e com a respiração forte, o que deve ser? Será que ja está no hora? Me ajudem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia minha cachorrinha já faz dois dia que ta com a respiração ofegante e tremendo ela está prenha o quê eu Faso ela não come só bebê água.

      Excluir
  13. Oi minha cachorra ta prenha e ta gemendo quando mexo na costela dela sera que pode ser o que

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando a cadela está prenha as costelas dilatam por causa dos babys, então dói kk

      Excluir
  14. Minha cachorra entrou trabalho de parto bolsa estourou mais os filhotes não saíram ainda oque eu faço

    ResponderExcluir
  15. Minha cachorra entrou trabalho de parto bolsa estourou mais os filhotes não saíram ainda oque eu faço mim ajudem

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Minha shistzu está prenha de 50 dias, ela está com uma barriga enorme, já está saindo leite dos peitinhos dela e agora ela está inquieta vai de um lado pra outro e deita, também está bem ofegante, cansada e reparei a vulva dela molhadinha, será que já está perto o parto ? Com apenas 50 dias ??

    ResponderExcluir
  18. Minha cadela tá com 1 mês e 3 dias sendo que ela tá respirando forte dormindo, e normal?

    ResponderExcluir
  19. bom dia gostaria de saber quando agente faz a ultrasson da cadela que esta prenha e tem três cachorrinho vivo e um morto o que faz ainda tem 20 dias de gestação pra terminar estou com medo da minha cachorra morrer

    ResponderExcluir