quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Raças de cães

Olá pessoal, nossa quarta raça será um cão cheio de charme e muita elegância confira:  

Yorkshire Terrier


Embora de pequena estrutura- quase do tamanho de um chihuahua e considerado um dos menores cães - o Yorkshire terrier agiganta-se em termos de popularidade. Geralmente adornado com um laço de fita e coberto por uma pelagem sedosa, a raça tem o apelo do visual ''boudoir'', que camufla seu espirito de Terrier de luta e trabalho.

Historia
Embora a raça tenha apenas 100 anos de idade ou algo em torno disso, suas origens não estão  completamente explicadas, provavelmente pelo fato de os trabalhadores do norte da Inglaterra, que desenvolveram o Yorkshire Terrier, terem evitado toda para impedir qualquer exploração lucrativa. Entretanto parece provável que os escoceses em busca de trabalho na indústria de lã de Yorkshire tenham trazido vários tipos de terrier, entre eles o Skye e o extinto Clydesdale. Estes foram cruzados com os cães locais, como o Terrier de Leeds de pêlo longo. O maltês, o Manchester preto e castanho e o Dandie Dinmont também podem ter contribuído para a formação das linhagens. No inicio, o ''Yorkie'' era um cão bem maior do que o animal que conhecemos hoje, porém a criação seletiva dos indivíduos menores fez que o cão tornasse cada vez menor no decorrer dos anos.

Temperamento
A vantagem de antecedentes que no passado caçaram ratos faz do Yorkshire Terrier um cão esperto, corajoso e inteligente que não se deixa intimidar por cães maiores ou invasores da sua residência. Além de ser um excelente cão de guarda, ele é um amável cão de companhia.

Caracteristicas
Cabeça: Pequena e achatada, com focinho não tão longo e trufa nasal preta.

Orelhas: Pequenas, em formato de V, de inserção bem alta, mas não muito separadas e portadas eretas.

Olhos: De tamanho médio e escuros, com expressão inteligente e alerta.

Pernas: Retas e bem cobertas de pêlos.

Pelagem: Longa, muito fina e sedosa, brilhante e lisa, de cor escura, azul aço no corpo e na cauda e canela nas outras partes.

Corpo: Compacto e moderadamente bem proporcionado, sem ser entroncado, com dorso retilíneo.

Patas: Redondas e com unhas pretas.

Cauda: Amputada a um tamanho médio, bem coberta de pêlos, portada um pouco acima da linha do dorso.

Peso: Até 3,1 Kg.

Presença marcante O que não lhe falta é autoconfiança. O yorkshire Terrier é um cão que adora aparecer em concursos e exposições, onde chama atenção de todos.


Filhote






2 comentários: